Categoria: Últimas Notícias

DESINFECÇÃO DE ÁREAS PÚBLICAS DA CIDADE

A Prefeitura Municipal de Iaçu, através da Secretaria Municipal de Saúde, iniciou nesta quarta-feira, dia 15 de março, o trabalho de desinfecção das principais áreas públicas da nossa cidade durante a atual situação de pandemia, com objetivo de prevenir contra o coronavírus.

A ação segue todas as recomendações da nota técnica nº 22/2020 da ANVISA – Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Esse trabalho será realizado diariamente, a partir das 17horas, e prevê a desinfecção de vias com maior fluxo e movimentação de pessoas, em decorrência da localização de estabelecimentos como supermercados, farmácias, bancos e unidades de saúde.

A limpeza será realizada com hipoclorito de sódio diluído em água, produto eficaz na redução das chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias.

 

 

 

Prefeitura Municipal de Iaçu, na luta contra o coronavírus.

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu

 

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Iaçu

Considerando as recomendações da Organização Mundial de Saúde-OMS e do Ministério da Saúde, no sentido de adotar medidas para o enfrentamento à pandemia do NOVO CORONAVÍRUS, a Secretaria Municipal de Saúde em conjunto com a Vigilância Epidemiológica tem orientado as pessoas que apresentam sintomas de SÍNDROME GRIPAL que fiquem em isolamento domiciliar por 14 (quatorze) dias.
A síndrome gripal é uma doença que pode ter diferentes causas, entre elas, a infecção pelo vírus Influenza, Parainflueza, Adenovirus ou Vírus Sincicial Respiratório podendo ser ocasionada também por bactérias. Tem como principais características a febre alta acompanhada de tosse, dor de garganta, dor de cabeça, dor no corpo e dor articular. Os sintomas geralmente duram uma semana.
Diante disso, a Secretaria Municipal de Saúde informa que todas as pessoas avaliadas nas Unidades Básicas de Saúde e Hospitalar com sintomas respiratórios associados ou não a febre, serão encaminhadas para isolamento domiciliar, as quais continuarão recebendo suporte e orientação das equipes de saúde das Unidades Básica de Saúde da qual fazem parte. Em caso de surgimento ou detecção de sintomas mais graves, serão encaminhadas para o atendimento de urgência ou emergência.

Prefeitura Municipal de Iaçu, na luta contra o Coronavírus.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu

NOTA DE ESCLARECIMENTO

  NOTA DE ESCLARECIMENTO

 

A Prefeitura Municipal de Iaçu, juntamente com a Secretaria Municipal de Educação, vêm a público esclarecer alguns questionamentos e notícias inverídicas que vêm circulando por meio da imprensa local, rádio, redes sociais e demais aplicativos da internet.

Para sanar todas as dúvidas, viemos esclarecer sobre os descontos na folha de pagamento de alguns servidores da educação no mês de fevereiro – período este de início do ano letivo.

Do dia 10/02 a 14/02 do corrente ano, foi realizada a Jornada Pedagógica, momento em que profissionais da educação partilham ideias, ensinam e aprendem com a coletividade, com o propósito de promover o fortalecimento do processo educativo, por meio da análise dos indicadores educacionais, dos valores e da cultura das escolas. Este é um marco inicial de planejamento de ações para o ano letivo, daí a sua importância.

Todavia, alguns profissionais da educação interromperam esse momento para reivindicar reajuste do piso nacional, chegando a agirem, lamentavelmente, de forma agressiva com alguns palestrantes, desrespeitando-os.

Diante desse cenário, alguns servidores da educação deixaram de comparecer às atividades curriculares obrigatórias, abstendo-se de cumprir sua carga horária, na justificativa de estarem em greve.

Como sabido, a greve é um direito presente em nosso ordenamento jurídico, desde que provocada dentro das condições e normalidades previstas. Todavia, o suposto movimento de greve dos professores ocorreu de forma arbitrária e ilegal, uma vez que não foi comunicada a decisão às autoridades competentes, desrespeitando a antecedência mínima da deflagração da paralisação.

Mesmo após alguns servidores da educação deixarem de comparecer às suas atividades normais por conta da ilegal paralisação, as escolas funcionaram normalmente, mantendo as aulas com o número de professores que não aderiu ao movimento ilegal de greve e com uma quantidade satisfatória de alunos presentes, para que as aulas acontecessem regularmente.

Portanto, os descontos ocorridos na folha de pagamento de alguns servidores se deram em decorrência dos dias não trabalhados, ou seja, dos dias 10/02 ao dia 21/02 deste ano, período em que estava acontecendo a Jornada Pedagógica e posterior início das aulas.

Cabe ressaltar que, naquele período acima dito, alguns professores não participaram dessas atividades por motivo de paralisação que, como já relatado, se deu de forma ilegal.

Em relação a um servidor que recebeu a quantia aproximada de R$ 350,00 (trezentos e cinquenta  reais) no mês de março, cumpre esclarecer que tal valor decorre de um empréstimo consignado que foi contraído pelo próprio profissional, empréstimo este que ocasionou no desconto de  quase R$ 1.000,00 (um mil reais) diretamente da sua folha de pagamento.  Assim, este é o único caso isolado para o pagamento de um professor com esse valor. decorrente, apenas, por conta do empréstimo por ele contraído.

Assim sendo, esclarecemos que, ao contrário do que foi divulgado pela imprensa e fomentado pelos posts em redes sociais, o abatimento no pagamento dos servidores, ocorrido no último dia 30 de março, não tem vínculo algum com a suspensão das aulas devido ao afastamento social exigido para combater a pandemia do coronavírus. Trata-se de uma fake news, infelizmente lançada aproveitando-se, lamentavelmente, o delicado momento em que vivemos.  O DESCONTO REALIZADO PARA ALGUNS SERVIDORES REFERE-SE AOS DIAS NAO TRABALHADOS NO MES DE FEVEREIRO.

Cabe esclarecer, ainda, que o Município de Iaçu respeita os movimentos grevistas manifestamente legais e atende às leis pátrias.

Por fim, compete informar que os representantes do sindicato dos professores foram devidamente comunicados de que a folha de pagamento, com o reajuste salarial, já estava sendo preparada para pagar juntamente com o salário de fevereiro, atualizando a diferença salarial do mês de janeiro, não havendo que se falar em informações contrárias a essa.

Sem mais para o momento, nos despedimos com votos de elevada estima e apreço, ao tempo em que nos colocamos à disposição para dirimir qualquer dúvida ou para fazer qualquer esclarecimento que se faça necessário.

 

Iaçu/BA, 07 de abril de 2020.

 

 

SECRETÁRIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE IAÇU/BAHIA

 

 

PREFEITURA MUNICIPAL DE IAÇU/BAHIA.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu

 

 

 

Comunicado da Secretaria Municipal de Saúde de Iaçu.

Considerando a recomendação do Ministério da Saúde no sentido de adotar recomendações diante da Pandemia de Doença pelo NOVO CORONAVIRUS, a Prefeitura Municipal de Iaçu em conjunto com Secretaria Municipal de Saúde, tendo como base, o Boletim Epidemiológico nº 05 do Centro de Operações de Emergências em Saúde Pública e, levando em consideração, a possível ocorrência de infecção humana pelo (COVID-19) em nosso município. Dessa forma, orientamos a toda população: (lavar as mãos com frequência, utilizando água e sabão ou então higienize com álcool a 70%, como também, decida ficar em casa se estiver doente, até melhorar; utilizar máscara se estiver doente ou tiver contato domiciliar com doentes, os profissionais de saúde devem utilizá-la; ao tossir ou espirrar, cubra nariz e boca com lenço ou com o antebraço, e não com as mãos; evitar apertos de mão, não compartilhar alimentos e bebidas; evite tocar olhos, nariz e boca com as mãos não lavadas, ao tocar, lave sempre as mãos como já indicado; aumentar a distância social, evitando a exposição a lugares lotados; idosos e doentes crônicos não devem frequentar lugares de grandes aglomerações; prefira exercícios ao ar livre; quem usa medicamentos contínuos deve pedir prescrições com validade mais prolongada, para evitar ter que ir a uma unidade de saúde; evite viagens desnecessárias aos municípios que apresentaram casos confirmados.

Não há motivo para pânico, estaremos mantendo toda população informada acerca do assunto. Ressaltamos que, todas as medidas se segurança serão tomadas em tempo oportuno.

Devemos ter cuidado com as FAKE NEWS e não compartilhar informações improcedentes e não oficiais. Qualquer informação sobre o NOVO CORONAVÍRUS no nosso município será realizada com responsabilidade através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica Municipal.
Lembrando que outras medidas estão sendo elaboradas e serão o quanto antes anunciadas.

 

 

Iaçu do jeito que a gente sonha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu

 

AÇÃO:

Operação conjunta entre a Prefeitura Municipal de Iaçu, Secretaria do Meio Ambiente e Polícia Ambiental em Iaçu dia 12/03/2020 (hoje), apreende vários animais soltos nas vias públicas e às margens da BA.

A Prefeitura continuará fiscalizando junto com a Polícia Ambiental e qualquer animal que for encontrado nas ruas e rodovias, será apreendido.

Iaçu do jeito que a gente sonha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu

TRABALHO:

Mais uma rua que está sendo finalizado o esgotamento sanitário em Iaçu no bairro da Boiadeira.

A prefeitura está em ritmo acelerado na rua Adilson Amaral e logo após a conclusão do esgotamento, estaremos começando a pavimentação.

Que os nossos feitos sirvam apenas como combustível para realizarmos todo dia mais.

 

 

 

 

Iaçu do jeito que a gente sonha.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu

EDUCAÇÃO:

A Escola Municipal da Cerâmica está quase finalizada

A Escola Municipal da Cerâmica recebe novas instalações, com um ambiente escolar mais digno para a comunidade local.

Uma escola moderna e confortável para atender alunos e professores da Escola da Cerâmica. O espaço está sendo construído, ampliado e reformado com recursos próprios.

A nova Escola da Cerâmica contará com:
✅ 6 salas de aula
✅ 1 sala de Secretaria
✅ 1 sala de Diretoria
✅ 1 sala de Coordenação Pedagógica.
✅ 1 sala de vídeo/informática
✅ 1 sala de leitura
✅ 1 cozinha moderna e espaçosa
✅ 1 refeitório
✅ banheiros e sanitários femininos c/ vestuário

✅ banheiros e sanitários masculinos com vestuário.
✅ 1 área de lazer/recreação e esporte.
✅  jardim.

 

Vai atender alunos do 1° ao 5° ano, nos turnos matutino e vespertino.

Iaçu do jeito que a gente sonha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu

 

EDUCAÇÃO:

O prazo das matrículas para as escolas da rede municipal de ensino em Iaçu está iniciando e seu filho não pode ficar fora da sala de aula!

Entre nesta campanha conosco, juntos vamos atingir o maior percentual de crianças matriculadas em Iaçu.

Conhece algum vizinho ou parente que não esteja frequentando a escola?
Ligue gratuitamente para o 0800 0710810 para que a equipe da Secretaria de Educação entre em contato com esta família.

Unidos pela Educação, seremos sempre mais fortes!

Iaçu do Jeito que a Gente Sonha

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Foto: ….

Fonte:  ascoon Prefeitura Municipal de Iaçu